quarta-feira, 16 de agosto de 2017

#LiliamAltuntas-SUPERAÇÃO

A estoria de hoje no Programa Mais Você, com Ana Maria Braga, mostra o quanto podemos superar dificuldades.
Pesquisei pra vcs.

Dona de buffet na Itália, Liliam Altuntas superou infância nas ruas e prostituição forçada na Alemanha

Ideia para criação do restaurante surgiu em um ponto de ônibus, durante conversa com uma prostituta

POR NATÁLIA BOERE

12/04/17 - 04h30 | Atualizado: 12/04/17 - 07h45

Liliam Altuntas está no Rio para dar palestra para jovens carentes: “Falo como uma sobrevivente” ANDRÉ CASTRO / DIVULGAÇÃO DA UNISUAM

RIO — Do forno do Liliam Buffet, em Turim, na Itália, saem, por dia, 30 bolos e mil cupcakes. Quem vê a carioca Liliam Altuntas, de 37 anos, sorridente preparando e vendendo seus quitutes, não imagina, no entanto, que sua vida foi muito amarga até se tornar doce. Ex-moradora de rua e vítima de abuso sexual, ela vai contar como a gastronomia mudou a sua história a alunos da Gastromotiva, ONG que dá aulas de culinária gratuitas a jovens carentes, durante um evento nesta quarta-feira na Unisuam, em Bonsucesso.

— A gastronomia colocou luz na minha vida. Quero inspirar outras pessoas com a minha história, de muita luta, muito sofrimento. Foram muitas lágrimas, que viraram sorrisos — disse Liliam, que tem planos de abrir sua própria escola de culinária no Brasil, voltada para moradores de rua. — Quero ensinar uma profissão e dar condições para que eles tenham uma vida digna.

Em visita ao Rio, Liliam botará a mão na massa nesta terça-feira à noite como chef voluntária no Refettorio Gastromotiva, restaurante na Lapa que oferece refeições gratuitas para pessoas em situação de vulnerabilidade social. Entrada, prato principal e sobremesa serão preparados com sobras não manipuladas, doadas por uma distribuidora de alimentos.

— Vai ser muito emocionante. Quando eu morava na rua, desejava comida e não tinha. Hoje eu tenho e posso dar - afirma ela, que, todo domingo, distribui doces a moradores de rua na cidade onde mora. — Seria egoísta eu ter e não dividir. Eles têm direito de comer coisa fresca, boa.

‘A gastronomia colocou luz na minha vida. Quero inspirar outras pessoas com a minha história, de muita luta, muito sofrimento’- Liliam AltuntasEmpresária

Fundador da Gastromotiva, que surgiu em São Paulo em 2006, chegou ao Rio em 2012 e já formou mais de dois mil cozinheiros, David Hertz destaca a importância de mostrar aos alunos do projeto exemplos como o de Liliam, que superou obstáculos por meio da gastronomia.

— A função da Gastromotiva é inspirar pessoas como Liliam, a se transformarem. Usamos o poder da comida para gerar inclusão e oferecer dignidade. Os cozinheiros do Refettorio são nossos ex-alunos, que querem fazer esse trabalho social de servir os moradores de rua — conta David, cheio de orgulho.

Liliam nasceu em Queimados, na Baixada Fluminense, e foi levada pelos avós para Recife, após ser abandonada pela mãe, quando tinha apenas 18 meses. Com 6 anos, foi morar com um tio, que abusava dela sexualmente e acabou a engravidando. Aos 14 anos, deu à luz Thomas (hoje com 23 anos) e foi morar na rua, onde se prostituía e chegou a roubar para comprar droga. Quando uma mulher lhe ofereceu abrigo em Fortaleza, ela não pensou duas vezes e aceitou:

— Eu não tive aquela coisa de família, aquele amor. Tinha a esperança de encontrar alguém que me amasse. Mas, chegando lá, descobri que ela era dona de uma casa de prostituição.

A cafetina a "vendeu" para um estrangeiro, que a levou para Dusseldorf, na Alemanha, com mais 11 meninas. Todas eram obrigadas a se prostituir. Na Europa, fez sexo por dinheiro durante seis anos. Quando decidiu dar uma guinada em sua vida, ficou grávida de um alemão. Com o nascimento de Janaína, hoje com 19 anos, ela ganhou uma espécie de cidadania alemã. Tempos depois, casou-se com um turco e teve mais uma filha: Aylin, que está com 16 anos. O casamento durou quatro anos. Liliam só encontrou aquele amor que tanto buscava em 2006, quando conheceu o italiano Claudio Sessa, com quem é casada até hoje e tem dos filhos: Yildiz, de 9, e Heinrich, de 8. Hoje os cinco filhos moram na Itália.

O Liliam Buffet nasceu por acaso. Ela estava num ponto de ônibus em Turim, para onde se mudara, quando ouviu a conversa de uma prostituta brasileira, que falava sobre sua saudade da comida "de casa". Liliam, que tinha aprendido a fazer quitutes quando morava com os avós, disse que fazia quentinhas e saiu de lá com uma encomenda. Entregou arroz, feijão, bife acebolado e um bolo de brigadeiro. A tal prostituta e suas amigas tinham clientes famosos, que ficaram sabendo dos dotes da moça. E, logo, Liliam virou a chef de celebridades italianas e foi parar nos jornais.

— Em 2013, ganhei um prêmio de melhor empresária estrangeira da Itália. Fui condecorada pelo prefeito de Turim e pela ministra italiana da Imigração. E resolvi contar minha história. Falo como uma sobrevivente. E quero ajudar pessoas que passaram pela mesma situação que eu - disse a chef, que voltará para a Itália no dia 23.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

UMA SALVA TODAS, TODAS SALVAM MAIS UMA

É  com muita tristeza,  que lhes conto que recebi estórias de violência doméstica de todo país, mas não do nosso estado RS. Parece que nos...